Em 17 de novembro de 1906, nascia na aldeia de Komyo, na
cidade de Hamamatsu, no Japão, o filho
mais velho de um ferreiro. Seu nome, Soichiro Honda.
Era uma criança curiosa,que desde muito cedo ficava
observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos. Nunca
foi um bom aluno, pois não se interessava pelas teorias dos livros, preferindo
a prática das coisas. Aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e aos 13
já tinha uma série de pequenas "invenções".
Aos 16 anos, Honda vai para Tokio como aprendiz numa oficina
mecânica, e poucos anos mais tarde, volta para Hamamatsu e abre a sua própria
oficina.
Aos 25 anos, sua oficina já havia crescido e se tornado
muito lucrativa. Honda pode começar a sua vida excêntrica, construiu um barco de corrida, e um carro
muito potente, com motor de avião American Curtiss Wright.
Sempre metido em todo tipo de competição, certa vez , em um
rali de velocidade com um Ford incrementado, Honda sofre grave acidente ficando 18 meses em recuperação. Isso
freou um pouco seu ímpeto de "playboy", fazendo encarar a vida com
mais seriedade.
![]() |
Nos bons tempos das competições. |
Já com 30 anos, decide fabricar peças ao invés de
consertá-las, e começa a fabricar anéis para pistões. Mas fabricar não era tão
fácil como pensava, e apesar da estrutura (50 funcionários e sede própria), Honda passou por um período muito difícil. Seus recursos quase acabaram.
Depois de muita pesquisa, Honda descobre (com a ajuda de um
antigo professor) o que faltava na liga dos anéis: o silício!
Finalmente, em final de 1937, a "Tokai Seiki Heavy Industries"
começa a fabricar anéis de qualidade e se torna novamente muito rentável.
Honda decide estudar mais os metais e entra no Instituto de
Tecnologia de Hamamatsu. Como nunca foi estudioso, só assistia as aulas que lhe
interessava. Quando o reitor foi explicar que não poderia receber o diploma, Honda lhe diz: "Diploma ? Isso vale menos que um ingresso de cinema, o ingresso lhe garante a entrada no cinema pois você pagou, e o diploma não
garante que se possa ganhar a vida com ele...". Em suas empresas, as
pessoas sempre foram promovidas pelo trabalho e competência, independente do
grau de instrução. Na época da Segunda Guerra, começou a produzir hélices para a
Força Aérea Japonesa. Mas a região onde estava instalado sofreu muitos
bombardeios, e em janeiro de 1945, um terremoto acaba de destruir ao que
restara dos bombardeios. A rendição do Japão se dá quando Honda lutava para
reconstruir suas máquinas e instalações. Com futuro incerto, Honda vende sua fábrica
para a Toyota, que era cliente de seus anéis. Um pouco desiludido, Honda fica um
tempo fora do circuito, gastando parte do dinheiro da venda na vida
boa. Mas, ambicioso e predestinado, em outubro de 1946, cria o
Instituto de Pesquisas Técnicas Honda, no centro de Hammamatsu. O Japão pós guerra estava caótico e um dos piores
problemas era o transporte. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensa pela primeira vez nas motocicletas. Comprou então um lote de motores usados para
geradores, e com sua capacidade criativa, os adaptou em bicicletas, e logo
estava vendendo os primeiros ciclomotores. O primeiro lote de 500 motores arrematados foram vendidos rapidamente, e Honda
começou a projetar seu próprio motor. Era um motor de 50cc com potência de 0,5
cavalo. O sucesso de vendas foi tanto que em setembro de 1948 era fundada a Honda Motor Company, o primeiro
ciclomotor Honda era de 90cc, chamado de A. Este ciclomotor era conhecido como "Chaminé" pois a mistura
combustível era rica em terebentina devido ao racionamento de gasolina, e fazia
muita fumaça.
Mas Honda queria algo mais e após vários protótipos, em
1949 nasce a primeira motocicleta Honda, com 98cc, 3 cavalos e que seria
chamada muito apropriadamente de "Dream" (sonho).
A partir daí, a história de Soichiro se confunde com a
própria história da Honda. Sua competência e genialidade, sempre a frente dos
negócios, e sempre dinâmico, fizeram da Honda a maior industria motociclística
do mundo!
![]() |
Soichiro e seu inseparável amigo e sócio Fujisawa. |
Soichiro parecia que nunca estava satisfeito, e sempre
incentivou as pesquisas, o que levou a
Honda a participar de competições de motos e carros, invariavelmente com
incrível sucesso.
Empreendedor, fabrica carros, motos, geradores, motores de
popa, máquinas agrícolas, e muitos outros produtos, mas sempre sob sua batuta.
![]() |
Osamu IIda (Primeiro Presidente) discursando na Honda Brasil em 1973, ao lado de Soichiro Honda, na fábrica instalada num galpão no bairro da Pompéia em São Paulo. |
Soichiro Honda não só fundou a maior empresa de
motocicletas, mas principalmente popularizou o motociclismo e introduziu um
alto nível de tecnologia e confiabilidade em veículos de duas rodas.
Infelizmente, nada é eterno. Em 5 de agosto de 1991, Soichiro não resiste aos sérios problemas hepáticos, e deixa aos 84
anos o mundo do motociclismo órfão. Foi uma vida inteira dedicada aos projetos audaciosos.
Em final de 1999, Soichiro é eleito por jornalistas do mundo
inteiro, o "Motociclista do Século", aliás é um título pra lá de
justo!
E graças ao seu sonho e sua grande obra, nós motociclistas
só temos que agradecer, e muito.
"Eu vivo no presente, para construir o futuro, com a
experiência do passado"
![]() |
Soichiro Honda (1906 - 1991) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário